25
JAN
2016

Peritos do INSS suspendem greve após quase 5 meses

Posted By :
Comments : 0

greve_inss

Após quase 4 meses, peritos da Previdência Social (ANMP) anunciaram o fim da greve, iniciada em 4 de setembro do ano passado. O anuncio foi feito na última quinta-feira (21/01) pela Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP).

“A categoria vai retornar ao trabalho na próxima segunda-feira, mas em estado de greve”, afirmou Luiz Argôlo, diretor sindical da entidade. Com o fim da paralisação, o quadro de funcionários, que estava operando com 30%, deve voltar ao normal.

A decisão de encerrar a greve foi tomada, segundo a ANMP, por “sensibilidade ao drama da população não atendida”, e não porque as reivindicações — que incluem reajuste salarial de 27,9%, em quatro anos — tenham sido atendidas. Por isso, Argôlo não descartou que os servidores retomem a greve. “Tudo vai depender das negociações com o governo”, disse.

A principal exigência da categoria é a redução da jornada de trabalho, de 40 para 30 horas semanais, sem perda de remuneração. Em nota, o Ministro do Planejamento informou ter sinalizado com a possibilidade de reduzir a jornada, desde que em um contexto de reestruturação da carreira. Para isso, propôs a criação de um comitê gestor para definir, em seis meses, a reestruturação das carreiras de perito médico previdenciário e de supervisor médico-pericial.

A ANMP estima que 2,1 milhões de perícias deixaram de ser realizadas desde o início da greve. Segundo Argôlo, serão priorizados os atendimentos essenciais, seja para auxílio-doença, aposentadoria especial por invalidez ou retorno ao trabalho depois de licença médica.

Fonte: Portal CTB com agências

Deixe uma resposta

*

captcha *