24
NOV
2016

Estudantes se somam ao movimento de luta contra a retirada de direitos na sexta-feira 25

Posted By :
Comments : Off

Os estudantes se somarão ao movimento sindical nas mobilizações da próxima sexta-feira 25, Dia Nacional de Lutas e Paralisações em todo o país. A União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) já anunciaram apoio ao movimento.

O movimento estudantil vai se posicionar contra a Proposta de Emenda Constitucional 55, que congela investimentos sociais por 20 anos, e também contra a Medida Provisória (MP) 746, que fragmenta e reduz o currículo do ensino médio.

“Não nos curvamos, contamos para o mundo o perigo da ‘PEC da maldade’ e da reforma do ensino médio. Nada que se refira aos nossos direitos pode ser decidido sem a nossa opinião ser ouvida”, afirma trecho do documento “Teu filho não foge à luta”, aprovado no encontro estudantil, na semana passada.

O documento assinado pelas três entidades também denuncia que a nova agenda econômica do governo se contrapõe ao Plano Nacional de Educação (PNE) e deverá liquidar com conquistas históricas dos estudantes.

“Enquanto o PNE propõe a meta de 10% do PIB para a educação com a finalidade de erradicar o analfabetismo no país, universalizar o acesso à creche, reestruturar o ensino médio em tempo integral, expandir o ensino superior público e o número de mestres e doutores no país, a PEC diminui os investimentos em educação, condenando o ensino público à falência. A intenção é destinar ainda mais o orçamento público para os bancos”, destaca.

O dia 25 reúne condições de ser ainda maior que o dia 11. Na agenda do mês, também ficou definido o grande ato e vigília contra a Proposta de Emenda Constitucional 55 em Brasília, no dia 29, quando o Senado votará a proposta.

Serviço:

25/11 – Dia Nacional de Lutas – com greves, paralisações e mobilizações – em todo o país

Em São Paulo, haverá um ato em frente ao INSS, a partir das 10 hs, no viaduto Santa Ifigênia 266.

29/11 – Dia de votação da PEC 55 no Senado federal – Brasília

diadeluta

Fonte: Portal CTB